Investimentos

A crescente busca da população mundial por alimentos saudáveis tem turbinado, cada vez mais, o consumo de frutas secas, em especial a noz pecan brasileira. Diante de uma demanda que não para de aumentar e uma produção interna que não abastece mais de 10% do mercado nacional, a noz pecan adquiriu alta valor de mercado. Onde, pesquisas apontam, que o cultivo de nogueira pecan é mais lucrativo que atividade agrícolas tradicionais como a pecuária e até mesmo o cultivo da soja.

De acordo com International Nut and Dried Fruit Council Foundation (INC), entidade representativa do setor, o consumo mundial de nozes e castanhas vem crescendo na faixa de 6% a 8% ao ano, enquanto os preços desses produtos aumentaram 400% nos últimos 10 anos.

Associada aos aspectos de mercado, o cultivo da nogueira pecan ainda oferece um fácil manejo e uma melhor adaptação a diferentes tipos de clima. Além disso, por se tratar de uma cultura perene, existe a possibilidade de realizar consórcio com culturas anuais e/ou animais e de ser explorada economicamente por mais de 100 anos. Tudo isso torna o cultivo da nogueira-pecan uma excelente opção de investimento para todo empresário rural.

Evolução dos preços das nozes com casca 1980 – 2018

O preço das nozes segue uma tendência sólida de crescimento nos últimos 38 anos

Preço médio da noz pecan com casca em 2018: USD 6,20 / kg