Mudas

Raiz Coberta

As mudas com raízes cobertas podem ser plantadas em qualquer época do ano, tendo cuidado com a irrigação em períodos de estiagem.

As mudas de raiz cobertas, são aquelas mudas produzidas em saquinho, as quais têm um sistema radicular equilibrado entre parte aérea e parte radicular. Todo seu sistema radicular é desenvolvido desde a seleção da semente com técnicas especiais para desenvolvimento do porta – enxerto (parte da enxertia que entra com as raízes), e assim a planta está pronta pra receber o enxerto.

O processo de enxertia pelo qual a planta é desenvolvida, é método de propagação vegetativa representado por um ramo da planta matriz.

As variedades das quais são produzidas essas mudas de noz pecan, são adaptadas ao Rio Grande do Sul com suas respectivas polinizadoras, visando uma alta produtividade. Porém, essa muda sozinha não é produtiva, ela depende de um manejo adequado para que se torne produtiva. Ela é uma das partes do processo.

Hoje, a Paralelo 30 entrega essas plantas com 50 cm de parte radicular e 50 cm de parte aérea.

São plantas com produção precoce de alto rendimento, com equilíbrio entre sistema radicular e aéreo.

As mudas são acondicionadas em sacos plásticos prontas para o plantio.

Plantio: Deve-se preparar a área de cultivo e aplicar calagem, se indicada pela análise do solo, entre 60 e 90 dias antes da implantação das mudas. Por serem enxertadas iniciam produção no 3º ano/ 4º ano.

Raiz Nua

As mudas de raiz nua partem do mesmo princípio das raízes cobertas, com equilíbrio entre
parte radicular e aérea, porém, com o sistema radicular exposto, devidamente acondicionado,
podendo ser plantadas nos meses mais frios.
São plantas as quais é possível desenvolver com diferentes tamanhos, desde uma polegada e meia até duas polegadas e meia, assim como altura, que pode variar de 80 cm até 1,20m.
As mudas em raiz nua não possuem proteção do sistema radical no momento de plantio. A semeadura é feita diretamente nos canteiros e as mudas são retiradas para o plantio, tendo-se apenas o cuidado de se evitar insolação direta ou, até mesmo, vento no sistema radical.